24 de outubro de 2013

O Tempo...



As pessoas querem ir para casa cedo, ver televisão, ou sair até de madrugada na
procissão dos locais-in do costume.
As pessoas querem chegar sempre mais depressa. E correm.
E ficam presas nas filas. E usam relógio. E "já te ligo que estou atrasada".
As pessoas querem telemóveis último modelo, carros desportivos, roupa de marca.
As pessoas querem grandes repastos. Barbecues no jardim.
Se possível sem sujar as mãos. Sem muito trabalho. E depois fazer dieta.
Ir ao ginásio.
As pessoas querem ganhar mais dinheiro. Subir na carreira.
Mesmo que fiquem sem tempo para o gastar.
As pessoas querem relações duradouras. Imbeliscáveis e perfeitas.
 Para toda a vida mas não fazem nada para tal...

As pessoas querem apenas a felicidade extrema. Num comprimido milagroso.
Nada mais.
As pessoas querem que tudo lhes seja servido numa bandeja de prata.
As pessoas querem que lhes digam o que fazer. Respostas fáceis. Receitas para tudo.
As pessoas querem que as ouçam sempre mas escutam tão pouco.
As pessoas querem ser urbanas e ultra modernas.
Rejeitam o campo, acham saloio a terra e as origens.
As pessoas dizem-se liberais mas seguem caminhos conservadores,estudo
emprego, casamento, filhos. Por esta ordem precisa. Exacta.
As pessoas querem acreditar apenas no que faz sentido.
E no que lhes chega aos ouvidos. No que é notícia e como tal paradigma.
Sem investigar fontes ou procurar o contraditório. Opiniões já mastigadas.
Prontas a usar.

As pessoas querem férias na praia. Destinos de ócio sem história ou descoberta.
As pessoas querem ganhar o Euromilhões. Fazer compras no shopping e futebol ao Domingo.
As pessoas querem ser como as estrelas de cinema ou top models mas são cada vez mais iguais.
As pessoas vibram com o Cristiano Ronaldo, suspiram pelo Brad Pitt e comovem-se com
 a Lady Di e passa-lhes, muitas vezes, ao lado o Dolstoievsky, o Fellini, a Maria Callas
ou a Madame Curie.
As pessoas querem planos futuros traçados ao milímetro. Sem paragens.
Sem desvios. Linhas rectas profundamente cinzentas.
Investem tempo e energia em futilidades que nada acrescentam.
Tão insignificantes perto do sorriso de uma criança.

As pessoas querem, e deve ser bom querer assim. E atentem.
Não sou melhor nem pior. Apenas estou em crer, repito, que deve ser bom esse querer.
Sinceramente, sem ironias. Assim tão certo. Tão exacto.
Queria apenas ,poder dar um bocadinho que fosse, desse querer .
Desse inabalável querer que as pessoas tanto querem, só para ver se seriam
realmente  felizes.
Julgo que quereriam sempre mais e mais...
As pessoas acusam o desconhecido por actos que ele próprio comete.
As pessoas esquecem dos abraços, do gosto de ti, de perguntar como foi o teu dia?
As pessoas não agradecem quem escolheu ficar na sua vida, podendo escolher
ficar em tantas outras.
A gratidão é a maior medida do carácter de uma pessoa.
Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo.
 Nela podes sempre pode confiar...

As pessoas falam tanto em tempo. Como se ele fosse a cura de tudo.
Na verdade, elas não sabem que ele destrói, corrói, separa, e se nos descuidamos
 muda as pessoas.
O tempo que trás, é o mesmo que leva,os momentos, as lembranças, os amigos
os amores ...
 Ele tem pressa.Por isso, temos de aproveitar ao máximo, e saber valorizar cada segundo.
Pois há tempo para tudo, mas é bom que não esqueçamos os afectos, pois sem eles
nada faz sentido.
 Eu sou o reflexo de tudo o  que acredito. De tudo o que posso ser capaz de fazer.
 Alguém que aprendeu que nunca se deve desistir e,se por acaso chegar a
 desistir, é porque já perdi a força para remar contra a maré.
Aprendi com as minhas perdas, pois foram essas ausências que me fizeram  valorizar
os pequenos nadas do dia a dia.

 Superei alguns dos meus medos, pois é superando-os que se aprende o que é coragem.
Posso dizer...que já sofri muito, já chorei imenso, já perdi, já errei...
Mas posso dizer com mais certeza ainda, que em todas estas situações eu
 aprendi, que devemos ser sempre sinceros nos nossos sentimentos.
Procuro dar sempre o melhor de mim, para quem gosto.
 E acredito que o importante não é só bater na porta certa, mas bater na porta
até que ela se abra.
Hoje eu quero agradecer a todas as pessoas que passaram pela minha
vida até agora.
Quero agradecer aquelas que me deram amor, que sorriram para mim
quando eu precisava e menos merecia.

Agradecer aqueles que duvidaram de mim, que disseram que eu não era
 capaz e que deveria desistir, afinal foi por causa dessas pessoas que eu venci
os meus limites, que desafiei os acontecimentos e circunstâncias.
Agradecer a todos os sonhadores, que mesmo falhando me convenceram
que valia a pena tentar.
Aos que me deram atenção e aos que me negaram também, isso facilitou
distinguir  os amigos dos conhecidos.
Mas também queria ... Queria contar ao vento o que sinto, mas não sei como descrever...
Só sei sentir.

Sou assim um ser emocional, que vagueia pelo infinito nesta madrugada fria...




P.S. ("As pessoas", somos alguns de  nós em determinada altura...)

6 comentários:

  1. Ora, nem tudo são emoções no que escreveste... para chegares a todas estas conclusões há que saber equilibrar a razão e a emoção, e a mim parece-me que o fazes muito bem (opinião que obviamente, vale o que vale.)...
    Gostei muito de te ler, e digo-te que prefiro olhar um pouco mais além do desejo que todos querem; mesmo que lhes pudesses oferecer um bocadinho desse caminho que é certo, desconfio que quereriam sempre mais... talvez eu sofra mais um pouco ( e sofro porque também eu de vez em quando entro em negação), mas prefiro olhar para além do desejo; valorizo mais todos os segundos da minha vida :)

    Por último, uma nota de rodapé: Futilidades nas tags? nada disso!
    xitracinhocoração

    ResponderEliminar
  2. Olá Sibilla , tens razão quando escrevi futilidades nas Tags, foi precisamente porque na minha opinião as pessoas perdem cada vez mais tempo com coisas fúteis e não dão valor ao que realmente importa.

    Podemos ter uma linda casa , um carro xpto, as roupas e acessórios da moda mas tudo isso só nos fará realmente felizes , se existir uma base.
    Base essa que para mim é essencialmente a família, os amigos , os momentos a sós que também nos ajudam a crescer e a perceber onde erramos, e o não ter medo de demonstrar os nossos sentimentos aos outros.
    Quem não gosta de um abraço apertadinho se quem gosta?
    É nesse abraço que buscamos força para enfrentar o mundo!

    A vida dá muitas voltas e hoje podemos estar lá em cima e amanhã estar lá no fundo, mas
    se a nossa base for consistente, vamos reerguer nos com mais facilidade.
    Não é à toa que se diz que :"Quem tem um amigo tem tudo".

    O que queria dizer no fundo é que a vida só faz sentido com afectos.
    São eles que nos aconchegam a alma quando estamos com problemas, doentes ou nos
    multiplicam a felicidade quando algo de bom acontece.

    Beijinho e obrigada pelas tuas palavras.

    P.S, Retirei a tag :)

    ResponderEliminar
  3. Esta é a pessoa que conheci e que me cativou, esta pessoa que tem tanto de racional como de emoção.
    Gosto da tua sensatez, da tua humildade , é bom voltar a constatar que és uma mulher, de afectos embora a tua sinceridade me deixe desarmado .
    Sei que já tiveste tanto ,e podias ter mais ainda se assim o quisesses, mas só pelo fato de não fazeres nada que vá contra os teus sentimentos para mim tens ainda mais valor.

    Serás sempre uma amiga muito especial para mim 3


    Alexandre

    ResponderEliminar
  4. "Aprendi com as minhas perdas, pois foram essas ausências que me fizeram valorizar
    os pequenos nadas do dia a dia."

    Esta afirmação diz-me tanto!!
    Só quando perdi é que dei valor a quem tinha ao meu lado.
    As pessoas fartam-se de desculpar, de pedir atenção e depois partem...A partida que mais me fez crescer foi a de uma namorada que até hoje não consigo esquecer.

    Pelo que li já és uma mulher feita, com personalidade e que sabe o que quer e isso é cada vez mais raro encontrar numa Mulher!!


    ^^Pedro^^

    ResponderEliminar
  5. O TEMPO VOA E NAO NOS APERCEBEMOS.
    BOM TEXTO.

    ««»»

    ResponderEliminar
  6. As pessoas basicamente querem impressionar os outros, querem mostrar aquilo que os sentimentos não deixam transparecer e deixam transparecer sentimentos que nem são próprios.

    ResponderEliminar

Se eu procurasse as palavras mais belas do mundo jamais conseguiria expressar tudo o que sinto...
Por isso , escrevo consoante as batidas do meu coração...
Umas vezes bate descompassadamente de alegria outras lentamente devido à tristeza, mas tudo isso é VIVER.

Obrigada pela visita :)